skip to Main Content
Cropofagia Você Sabe O Que é ?

Cropofagia você sabe o que é ?

É nome científico que se dá para o ato de comer as fezes (as próprias ou de outros animais).

Causas da coprofagia

Existem vários fatores que podem causar como: fatores enzimáticos, enzimas pancreáticas, pancreatite crônica etc., mas na maioria das vezes são fatores comportamentais, para chamar atenção do dono ou inclusive ansiedade.

  • Imitação: as fêmeas com filhotes recém nascidos costumam lamber a urina e comer as fezes das suas crias para manter o ambiente limpo. Esse comportamento pode ser observado e depois imitado pelos filhotes, que crescem acreditando que esse é um hábito normal. Uma forma de evitar isso é manter lugar que seu pet fica sempre limpo. Assim que ele evacuar o ideal é recolher. Mas como saber o horário que ele vai evacuar? Faça um manejo alimentar, assim você terá grande chance de saber. Controle a porção de comida que dá ao seu cão e preste atenção quanto tempo normalmente ele evacua depois que ele come. Sabendo isso, você se programa para estar por perto, tanto para orienta lo a ir no local correto, como para retirar as fezes do local que ele acaba de fazer, dessensibilizando ele dessa prática.
  • Conduta alimentar, podendo surgir algum distúrbio na absorção de alimentos, verminose até problemas no aparelho digestivo. Peça para o seu veterinário checar todas as possibilidades, como verminose, pancreatite, deficiência de enzimas digestivas, ou outros problemas no aparelho digestivo.
  • Situações psicológicas, onde o cachorro cria esse hábito para chamar a atenção do dono ou até mesmo para se distrair do tédio.
  • Coco no lugar errado – Existe ainda a possibilidade de que seu cãozinho esteja “recolhendo” as fezes para não ser punido por ter feito a sujeira no lugar errado (ou lugar certo, mas ele não quer correr o risco assim mesmo). Não brigue com o seu filhote se ele já tiver feito o cocô ou xixi no lugar errado. Simplesmente limpe a bagunça e espere uma oportunidade para pegá-lo no ato. Punição com frequência, e ainda muito cedo, podem desencadear esse comportamento. Há cães que defecam, comem ou somente escondem para não serem punidos.

Evitando a coprofagia

Passeie, brinque e ofereça carinho ao cachorro. Ao dar mais atenção e realizar exercícios, você faz com que ele gaste energia e que saiba o quanto você gosta dele. Lembre-se que as broncas em excesso podem causar um efeito negativo e aumentar o estrago.

Alimente o seu cachorro mais de uma vez por dia para evitar que ele fique com a barriga vazia e queira matar a fome com cocô. Aproveite também para distrai-lo após ele evacuar e ganhar tempo para recolher o cocô.

Faça uma dieta composta com vegetais e frutas que, além de complementar a ração, possuem componentes que podem afastar o cachorro das fezes. Ao escolher alimentar o seu cachorro com vegetais como repolho, brócolis, nabos e as couves de Bruxelas, de rabano, chinesa e couve flor você consegue fazer com que o excremento do seu cão fique rico em teor de enxofre, o que se torna repulsivo para os cachorros e diminua a sua vontade de se aproximar e comer as fezes.

Conforme citado anteriormente, não deixe de fazer um manejo alimentar, assim você aumenta a chance de estar por perto quando ele defecar e rapidamente poderá recolher as fezes, evitando assim que ele reforce essa prática.


Back To Top