fbpx
skip to Main Content
Cropofagia Você Sabe O Que é?

Cropofagia você sabe o que é?

É nome científico que se dá para o ato de comer as fezes (as próprias ou de outros animais).

CAUSAS DE CROPOFAGIA

Conduta Alimentar

Se o seu cachorro apresentar esse comportamento de comer fezes, o problema pode ser congênito ou de conduta alimentar. Entretanto, peça para o seu veterinário checar todas as possibilidades, como verminose, pancreatite, deficiência de enzimas digestivas, ou outros problemas no aparelho digestivo.

Eliminando todas essas possibilidades, seguimos para as causas comportamentais.

 

Comportamento Espelhado

As fêmeas com filhotes recém nascidos costumam lamber a urina e comer as fezes das suas crias para manter o ambiente limpo. Esse comportamento pode ser observado e depois repetido pelos filhotes, que crescem associando que esse hábito é normal.

Como Evitar

Mantenha o lugar que seu cão fica sempre limpo. Assim que ele evacuar o ideal é recolher. Mas como saber o horário que ele vai evacuar?

Faça um manejo alimentar, assim você terá grande chance de saber a hora que ele vai evacuar; mas o que seria esse manejo alimentar? É a organização dos horários em que você alimenta seu cão.

Dependendo da sua rotina, se for possível, tente dividir a quantidade de ração necessária no dia em duas, três ou mais vezes e oferecer ao seu cachorro. Mas preste atenção, quanto tempo seu cão demora para evacuar depois que ele come. Sabendo isso, você se programa para estar por perto, tanto para orienta lo a ir no local correto, como para retirar as fezes do local que ele acaba de fazer, dessensibilizando ele dessa prática.

 

Punição

Existe ainda a possibilidade de que seu cão esteja “recolhendo” as fezes para não ser punido por ter feito a sujeira no lugar errado (ou lugar certo, mas ele não quer correr o risco assim mesmo). Não brigue com o seu filhote se ele já tiver feito o cocô ou xixi no lugar errado. Simplesmente limpe a bagunça e comece a colocar em prática as orientações acima do manejo alimentar. Punição com frequência, e ainda muito cedo, podem desencadear esse comportamento. Há cães que defecam, comem ou somente escondem para não serem punidos.

 

CONCLUINDO

Tente incluir na sua rotina com seu cão o manejo alimentar, porque assim você aumenta a chance de estar por perto quando ele defecar e rapidamente poderá recolher as fezes,  ajudando ele a acabar com esse mau hábito.

Muito importante: Paciência e tempo são essenciais para conseguirmos bons resultados em qualquer mudança comportamental.

Close search

Carrinho

Back To Top
Abrir Chat
1
Olá, bem vindo.
Como podemos ajudar?